É possível viver em uma cidade feliz?
Platão
É chegado o tempo das eleições e como de costume as divisões e escolhas são sempre complicadas ou até mais fáceis para alguns. Mas o real sentido da eleição atual seria o egoísmo ou o bem-comum?
As ideias platônicas são sempre bem vindas em todos os aspectos para uma reflexão mais profunda do conceito e da prática, para que desenvolvamos um caráter crítico e questionador para o meio social no qual estamos inseridos.
É interessante como é posta a ideia fundamental dos pensadores, alguns dizem que a justiça é o bem-comum outros citam a lealdade. Para Platão o real significado bem-comum e uma sociedade feliz possui três requisitos:
· Ter uma consciência CLARA DE JUSTIÇA;
· Superar as concepções impostas pelo povo;
· Educar homens e mulheres, desde menores para a cidadania.
[Platão, A Republica]
O pior de tudo é que já o Brasil é o 3º maior em corrupção em todo o mundo, será que os tais representantes tem ideia clara de justiça? Foram educados com ética? E o bem, onde fica?
Um cara chamado T. Hobbes disse que o homem é egoísta por natureza.
Na citação de Luis XIV “L’État c’est moi ” (EU SOU O ESTADO) não referia-se a um egoísmo politico? Além do mais o mesmo era Monarca.
Acredito que os representantes deveriam DEDICAR-SE mais na construção de uma cidade melhor, apesar de achar utópica essa ideia de cidade feliz, uma cidade melhor é uma construção coletiva de representantes e o povo.
Atenção na hora de votar e QUESTIONE sempre o politico em suas ações.
Follow@Deriky
Nenhum comentário:
Postar um comentário